Copyright © 2015 . Associação Brasileira de Iyengar Yoga . Todos os direitos reservados

Certificação - Recomendação de RIMIY

A Comunidade Internacional de Iyengar Yoga recebeu uma carta de Geetaji em 15 de abril de 2015.

É um momento muito importante para todos nós. Um momento que prevê mudanças.

Entretanto o primeiro pedido de Geetaji é para nos comprometermos com nossa própria prática como estudantes, este é o aspecto mais importante de Iyengar Yoga.

 

O Conselho da Associação Brasileira de Iyengar Yoga fará sempre o melhor para manter toda comunidade brasileira informada de quaisquer alterações previstas para o nosso sistema.

 

Em nossas comunicações continuamos priorizando sobretudo os comandos de nossa linhagem em Pune. Nesse ano de 2015 as certificações ocorrerão como já informadas anteriormente aqui neste site (ver em Home, Exames de Certificação 2015).

Os cursos de Formação e Treinamentos para Professores estão, até segunda ordem, suspensos. Os cursos em andamento poderão prosseguir.

 

Nós encorajamos você a seguir o conselho de Geetaji e priorizar sua prática como Guruji B.K.S.Iyengar sempre fez. A excelência no ensino cresce a partir de sua experiência como praticante.

 

Cordialmente

 

Comitê de Formação e Treinamento de Professores

 

FromGeeta 15Apr2015 1

 

TRADUÇÃO CARTA DE GEETA IYENGAR

DATADA DE 15/04/2015

 

RAMAMANI IYENGAR YOGA MEMORIAL YOGA INSTITUTE

 

Para: Todas as Diretorias das Associações de Iyengar Yoga e Membros do Comitê de Certificação

De: Geeta Iyengar

Data: 15 de abril de 2015

Assunto: Procedimentos de Certificação e Formação de Professores

 

Querida Diretoria da Associação de Iyengar Yoga e Membros da Certificação no mundo todo,

Todos nós ainda estamos no processo de recuperação devido à perda do nosso querido Guruji. Apesar disso ser uma tarefa muito difícil, que pode até mesmo parecer impossível, nós todos agora temos uma responsabilidade ainda maior. Nosso sistema foi solidamente alicerçado baseado na prática e ensinamentos do Guruji. Um único homem teceu as facetas teóricas, práticas e terapêuticas do yoga de maneira que a vida pudesse ser vivida de forma alegre, saudável e correta. Há muitas pessoas, nascidas e por nascer ainda, que mais tarde usarão esta ciência e filosofia. Agora é nosso dever proteger, preservar e nutrir este sistema para a posteridade.

 

Guruji expressou muitas vezes que mesmo um professor deve ser mais um aluno do que um professor. Entretanto, mais do que ensinar os alunos, ensinar professores tem ganhado importância entre os professores de Iyengar Yoga. Este é um assunto que merece atenção, visto que a pureza não deve ser perdida.

 

Eu tenho pensado sobre o que poderia ser feito para lidar com esta situação, bem como com quaisquer preocupações, dúvidas e questões associadas ao processo de treinamento e certificação. (Aparentemente, tem havido comentários sobre estes assuntos e eu peço que não se deixem levar pelo que ouvem). Eu também havia considerado uma pausa nas certificações por um período além de um ano, enquanto estas questões são resolvidas. Todavia, primeiro eu gostaria de ouvir as informações daqueles que estão envolvidos neste sistema.

 

Prashant e eu gostaríamos de avaliar a situação ouvindo o que vocês tem a dizer sobre todo o processo de formação, treinamento e educação continuada dos professores de Iyengar Yoga, para somente então identificar quaisquer mudanças necessárias ao processo para fazê-lo evoluir na direção correta.

No intuito de auxiliar na realização desta tarefa, peço que cada associação envie representantes de seus respectivos comitês de certificação e avaliadores para uma reunião no R.I.M.Y.I, Pune, nos dias 10, 11, 12 e 13 de dezembro das 9h30 às 12h30 no salão principal. A data de 14 de dezembro 2015 será celebrada.

 

Favor observar que, neste momento, não há modificação no sistema de avaliação e certificação.

Por favor, envie quaisquer dúvidas aos meus cuidados.

 

Atenciosamente,

 

Geeta S Iyengar