Preparação para os exames

IMPORTANTE: A data FINAL para inscrição para a certificação de 2014 é dia 31 de agosto.

 

REQUISITOS E PROCEDIMENTOS PARA CERTIFICAÇÃO:

1. Para a Certificação no Nível Introdutório I-II

O candidato deve apresentar à associação uma carta de recomendação de um professor de nível Intermediário Júnior II há pelo menos dois anos ou com certificação de maior grau. Além disso, deve comprovar ter no mínimo 5 anos de prática, sendo recomendado que pelo menos um destes seja de treinamento. A carta de tempo de experiência no método deverá ser assinada por seu professor.

 

NOTA1: Em cumprimento à decisão de B. K. S. Iyengar, a partir deste ano de 2014, o aluno prestará, simultaneamente, a certificação para os Níveis Introdutório I e II, unidos em uma única avaliação e único nível de certificação. Deste modo, não existem mais provas de certificação separadas para os antigos Níveis Introdutório I e II.

NOTA2:Os candidatos que pretendiam prestar exame para o extinto Nível Introdutório I este ano, cujos professores entenderem que estão preparados para prestar o exame para o novo Nível Introdutório I-II e contarem com 5 (cinco) ou mais anos de prática, deverão apresentar carta de recomendação e carta de tempo de experiência acima mencionadas.

NOTA3: Os candidatos que estão certificados no Nível Introdutório I e pretendiam prestar exame para o extinto Nível Introdutório II este ano, deverão prestar o exame para o novo Nível Introdutório I–II, devendo apresentar à associação uma carta de recomendação de um professor de Nível Júnior II há pelo menos dois (dois) anos ou com certificação de maior grau (o certificado de Nível Introdutório I deve ter até 2 (dois) anos de expedição).

2. Para a Certificação de Nível Intermediário Júnior I

O candidato deve ter obtido a Certificação no Nível Introdutório II pelo menos 18 meses antes de se apresentar à Certificação de Nível Intermediário Júnior I, e deve apresentar uma Carta de Recomendação de um dos membros do Comitê Técnico. No caso em que o candidato more numa região onde não haja professor membro do Comitê Técnico, será permitido obter a Carta de Recomendação com um professor Intermediário Junior III há pelo menos dois anos e que esteja em dia com a ABIY.

3. Para a Certificação de Nível Intermediário Júnior II

O candidato deve ter obtido a Certificação no Nível Intermediário Júnior I anterior pelo menos 6 meses antes de se apresentar à Certificação de Nível Júnior II e deve apresentar uma Carta de Recomendação de um dos membros do Comitê Técnico.

4. Para a Certificação de Nível Intermediário Júnior III

O candidato deve ter obtido a Certificação no Nível Intermediário Júnior II anterior pelo menos 6 meses antes de se apresentar à Certificação de Nível Júnior III e deve apresentar uma Carta de Recomendação de um dos membros do Comitê Técnico. Além disso, deverá apresentar comprovação de uma visita de pelo menos um mês ao RIMYI (Puna/Índia).

5. Para a Certificação de Nível Intermediário Sênior I

O candidato deve ter obtido a Certificação no Nível Intermediário Júnior III pelo menos 18 meses antes de se apresentar à Certificação de Nível Intermediário Sênior I e deve apresentar uma Carta de Recomendação de um professor Intermediário Senior III  ou acima, com quem esteja estudando regularmente. Além disso, deverá apresentar comprovação de duas visitas de pelo menos um mês cada uma ao RIMYI (Puna/Índia).

pdfModelo da carta de recomendação para certificação

pdfModelo da carta de comprovação de experiência

Professores certificados e suas atribuições:

  • Só poderão ser listados e recomendados pela associação os professores certificados que estiverem em dia com a Associação e com o registro do Logo.
  • Os cursos de formação e de treinamento para a certificação só poderão ser dados por professores que tiverem o certificado mínimo Júnior III há mais de dois anos e que também estiverem em dia com suas responsabilidades e exigências do grau. Esses professores devem se dirigir ao Comitê Técnico para terem seus cursos aprovados.
  • Para recomendar alunos para certificação nos níveis Introdutório I e II , o professor deverá ter no mínimo o grau de Intermediário Junior II há mais de dois anos. Somente os professores membros do CT poderão dar Carta de Recomendação para os níveis acima do Junior Intermediário I. Caso o candidato a Intermediário Junior I more numa região onde não haja professor membro do CT, lhe será permitido obter a Carta de Recomendação com um professor nível Junior Intermediário III, há pelo menos dois anos e que esteja em dia com a ABIY.

1. Os candidatos devem ter prática e entendimento de asanas com maturidade. É necessário saber bem os textos que descrevem os asanas no livro Light on Yoga (A Luz da Yoga). A lista de Asanas e Pranayamas a serem estudados encontram-se nos links abaixo:

2. Os candidatos devem preparar notas para cada asana da lista para certificação que descrevem os principais pontos que candidatos devem ensinar para um aluno iniciante. (Não se deve colocar mais do que um ponto para uma determinada parte do corpo). Este estudo dos pontos de cada asana deve seguir a seguinte orientação:

  • Entrando na postura.
  • Pés e pernas
  • Coxa, pélvis e abdomen
  • Costas, tronco e peito
  • Ombros, braços e mãos
  • Pescoço e cabeça
  • Saindo da postura

3. Os candidatos devem saber ensinar qualquer postura da lista no tempo de 5 minutos observando a seguinte orientação na seqüência:

  • Demonstração em silêncio
  • Demonstração com explicação
  • Fazer os alunos realizarem a postura
  • Correções e mais explicações
  • Alunos fazem a postura pela segunda vez
  • Última demonstração do professor se necessário

4. O candidato deve ler a introdução em Light on Yoga ( A Luz da Yoga) e o capítulo sobre Pranayama em The Tree of Yoga (A Árvore do Ioga), estando aptos a discutir e explicar claramente sobre os assuntos dos dois livros.

5. O candidato que pretendia prestar exame Intro I e estiver autorizado a prestar exame Intro I-II deve preparar um documento na qual ele responderá a perguntas sobre anatomia e fisiologia. (para ver as perguntas, clique aqui).

Este processo de preparação é muito importante para o sucesso da Certificação. Os documentos mencionados acima são para preparação e estudo do aluno, e o assessor do exame pode pedir para ver se o candidato realmente fez a preparação. As questões de anatomia e fisiologia são necessários apenas para quem vai fazer certificação pela primeira vez no nível Intro I-II e não tenha prestado Intro I nos anos anteriores.

A melhor forma de estudar é formar grupos de estudo de 5 pessoas para um ensinar o outro e tirar as dúvidas e praticar em conjunto.

Se você está interessado em participar, procure desde já seu professor e se informe.

Não deixe para a última hora!

B.K.S. IYENGAR

bsk iyengar home peq"Quando eu pratico, eu sou um fiolósofo,
quando eu ensino, eu sou um cientista,
quando eu demonstro, eu sou um artista."